quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fim de semana cultural

No último fim de semana, assisti a dois lançamentos no cinema. No sábado, fui ao Estação com uma amiga assistir ao turco "Os Três Macacos". Já no domingo, vi "Anjos e Demônios", adaptação do livro de Dan Brown (o mesmo do polêmico "Código Da Vinci"). Ambos os filmes são bem interessantes. Vale destacar que o primeiro foi indicado nas categorias melhor filme e melhor diretor no festival de Cannes 2008, levando o segundo prêmio.

"Os Três Macacos" (Üç Maymun) impressiona pela fotografia e pela ótima atuação do elenco, mas peca pela previsibilidade do roteiro. A fotografia é favorecida pelas belas paisagens, mas o que realmente chama atenção é a sensibilidade na captação da luz, intensificada durante os longos e silenciosos closes. Os poucos movimentos de câmera e o olhar distanciado das lentes do roteirista e diretor Nuri Bilge Ceylan impuseram um ritmo mais lento à narrativa. Sempre que alguma coisa ruim estava prestes a acontecer, as lentes pareciam querer se distanciar do fato, como na cena em que Servet (Ercan Kesal), um político em ascensão, dirige com sono por uma estrada deserta. A câmera mostra seus sinais de cansaço e se distancia, permanecendo imóvel... a tela fica preta. Na sequência, um casal freia bruscamente ao encontrar um corpo estendido na estrada. A trama se desenvolve a partir desse incidente. Servet oferece dinheiro para que seu motorista, Eyüp (Yavuz Bingol), assuma a culpa pela morte... Pobre e cheio de problemas com a mulher e o filho, Eyüp aceita a proposta, assume o crime e fica 9 meses preso.

Pesquisando no fantástico mundo da internet, descobri que a história dos "três macacos sábios" - um não vê, outro não fala e o terceiro não ouve, é baseada em um trocadilho japonês. O nome dos macacos são Mizaru (o que cobre os olhos), Kikazaru (o que tapa os ouvidos) e Iwazaru (o que tampa a boca). Segundo o provérbio milenar "mizaru kikazaru iwazaru" é uma forma de lembrar que se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio viveríamos em paz e em harmonia. Bacana né?!

"Anjos e Demônios" é um convite para um passeio por 400 anos de arte e história, com muita ação, suspense e efeitos especiais memoráveis. O filme apresenta uma trama muito inteligente e bem desenvolvida. A fotografia é uma bela viagem pela história do catolicismo. A atuação de Tom Hanks, que encarna mais uma vez o simbologista e professor Robert Langdon (personagem do Código Da Vinci), é fantástica (como sempre). Outro que se destaca é Ewan McGregor, no papel do "carmelengo" (uma espécie de assistente do Papa).

Em resumo, os dois filmes são ótimas opções para um cineminha de fim de semana. Fica a sugestão! Minhas próximas sessões serão para assistir a "Budapeste" e a "Desejo e perigo". Não sou muito fã de comédias, mas o trailer de "Mulher invisível" me instigou a ver o filme. Mais um para a minha extensa lista. É isso galera, até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário