terça-feira, 4 de agosto de 2009

Acreditar é fundamental

Minha querida amiga Garden e eu pegamos um novo projeto para divulgação, o espetáculo de rua Cíclopes, da Grande Companhia de Mystérios e Novidades. A montagem é uma adaptação do drama satírico "O Cíclope", de Eurípedes. Imaginem o quão lindo e fantástico é poder levar um clássico da mitologia grega para as ruas de 17 cidades brasileiras. Mais democrático, impossível!

Apaixonei-me pelo projeto desde a primeira reunião com o grupo. É realmente incrível ver a preocupação destes artistas em levar arte, dança e música para as ruas. A cada vez que assitia ao vídeo da peça, ficava ainda mais encantada. Dia após dia, sentia-me cada vez mais envolvida com o trabalho. A primeira vez que vi a peça na rua, que analisei a reação da pessoas, conclui que o teatro de rua é, realmente, uma importante ferramenta na democratização do acesso aos bens culturais e na superação de preconceitos.

Com Ligia Veiga na direção geral, Helio Eichbauer na direção de arte, Tato Taborda na direção musical e Graciela Figueroa na direção coreográfica, Ciclopes é encenado por 10 atores e cinco músicos, que, com suas coreografias em pernas de pau e música ao vivo, transformam espaços públicos em anfiteatros da atualidade, formando novas platéias e estimulando o desenvolvimento da consciência crítica.

Com duração de cinco meses, o projeto itinerante teve início em julho, no Rio de Janeiro, seguindo, no mesmo mês, para Minas Gerais. Em agosto, entre os dias 26 e 31, o espetáculo chega ao estado da Bahia, passando pelas cidades de Arraial d'Ajuda, Salvador, Cachoeira, Santo Amaro e Arembepe. Em setembro, a montagem irá para Pernambuco. No mês seguinte para São Paulo e, no outro, para o Ceará.

Um comentário: