terça-feira, 2 de junho de 2009

Um novo ídolo, uma nova fã

A RobDigital vai lançar o primeiro DVD solo da carreira de Danilo Caymmi, intitulado Danilo Caymmi e Amigos. Por isso, estivemos (Rodrigo, Andrea e eu) na casa dele para um bate-papo informal acerca do novo trabalho. O que seria uma reunião para apurar algumas informações para o release, tornou-se um encontro entre uma nova fã e seu novo ídolo. Desde então, posso dizer que Danilo ganhou minha admiração.

Sempre gostei muito da família Caymmi, principalmente do Dorival, uma figura espetacular, um grande nome da música brasileira, inesquecível Caymmi!!! Dos filhos, sabia pouco. Do Danilo, conhecia apenas algumas composições mais famosas como Andança, Casaco marrom e O bem e o mal. Com esse novo trabalho, aprofundei-me mais em sua trajetória. Nesse encontro, pude conhecer o seu lado descontraído, engraçado e dedicado, tornei-me sua fã.

Danilo Caymmi é muito mais do que apenas um compositor brilhante. É, antes de tudo, um instrumentista de sopro preciso e dono de uma voz de timbre grave inconfundível, marca da família Caymmi. Nesse novo trabalho, ele apresenta músicas e pessoas que marcaram sua carreira. Gravado no estúdio 24P, no Rio de Janeiro, o DVD traz uma carga emocional profunda, pois sua execução aconteceu apenas dois meses depois da morte de Dorival. Para homenagear o pai, Danilo incluiu no cenário um busto do cantor, feito pelo escultor Bruno Giorgi. Segundo ele, essa foi a forma de ter o pai presente no trabalho que descreve a trajetória de sua carreira.

Danilo Caymmi e Amigos traz a inédita Toada à toa, música letrada por Dorival na década de 70. No encontro, Danilo contou-me que estava compondo a melodia em seu violão, quando seu pai sentou-se a seu lado e escreveu a letra. A música ficou perdida por anos, sendo encontrada por Danilo em sua última mudança. No DVD, a interpretação conta com a voz de Alice Caymmi, filha de Danilo, que está também nas faixas Fiz uma viagem, Nem eu e Andança. Outra participação marcante no trabalho é a do violão de Dori, presente nas músicas Flecha de Prata, Chega de Tarde, Pé sem Cabeça e Rama de Nuvens.

Entre os amigos que marcaram a história da carreira de Danilo, não poderiam faltar Roberto Menescal, que faz duecom com Danilo em Nada a Perder, Fáfá de Belém, que canta o Fado (Mãos Antigas), e os dois principais vocalistas do quarteto carioca Boca Livre, Claudio Nucci e Zé Renato, que estão nas faixas Nossa Dança e A Vizinha do Lado. Danilo Caymmi e Amigos chegará às lojas no mês de julho. O show de lançamento acontecerá, dias 6, 7 e 8 de agosto, no teatro Rival BR. Imperdível!!!

Um comentário: